Um “viva” à iniciativa do PRÉMIO BPI CAPACITAR!

Julho 19, 2016

Há iniciativas que são de louvar pela forma como podem mudar a vida das pessoas. Já lá vão 7 anos que foi lançado o Prémio BPI Capacitar, que tem por missão a promoção da melhoria da qualidade de vida e a integração social das pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.

Digo muitas vezes que, nós portugueses, não fomos apresentados à deficiência e acredito que é por esta razão que a inclusão ainda não é uma realidade no nosso país. Mas enche-me de alegria e esperança ver instituições privadas portuguesas, a olhar para a inclusão como uma prioridade, premiando projetos de quem tem ideias e vontade de mudar a vida dos outros para melhor.

Criado em 2010, o Prémio BPI Capacitar, ao longo das últimas 6 edições, já atribuiu mais de 3,2 milhões de euros a instituições privadas sem fins lucrativos e apoiou directamente cerca de 106 projectos, que melhoraram a qualidade de vida de mais de 24.216 mil beneficiários directos, de Norte a Sul do país.

Como mãe da Maria, assumo a responsabilidade de dar a conhecer à sociedade a nossa realidade – a realidade de uma família com uma criança deficiente. Sei que muitos não estão à vontade com esta temática e sinto-me na obrigação de a apresentar a todos aqueles que tenham interesse em saber mais.

Recebo diariamente mensagens de leitores, com vontade de se juntarem a esta missão de ativar a inclusão, que têm ideias para este ou outro projeto, mas que não têm forma de os pôr em prática. Nesta iniciativa do Prémio BPI Capacitar, está a possibilidade de avançarem com todos esses sonhos que vos fazem os olhos brilhar.

A campanha desta sétima edição conta a realidade do Francisco que tem uma deficiência mental e motora mas prova todos os dias que é capaz de tudo. Estuda, toca guitarra, nada, canta o fado e brinca, mas a sua maior capacidade é a de superar a própria deficiência.

A mãe, Joana Santiago, que tenho um enorme orgulho em conhecer, relata de forma inspiradora como lidou com a incapacidade do seu filho.

O vídeo da campanha é fantástico e inspirador e partilho-o aqui convosco:

Agora peço-vos, não guardem para vocês essa ideia ou projeto. As instituições privadas sem fins lucrativos podem inscrever a sua candidatura no site www.bancobpi.pt até ao dia 31 de Julho.

A mãe da Maria (Ana Rebelo)

Também Poderá Gostar

Sem comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.