Mudando atitudes | UNICEF

Setembro 6, 2015

Mudanças significativas na vida de crianças com deficiência só ocorrerão quando começarem a mudar as atitudes das comunidades, dos profissionais, dos meios de comunicação e dos governos.

“…A ignorância sobre a natureza e as causas da deficiência, a invisibilidade das próprias crianças, a atitude grave de subestimar seu potencial e suas capacidades, e outros empecilhos à igualdade de oportunidades e de tratamento conspiram, em conjunto, para silenciar e marginalizar as crianças com deficiência.

Campanhas amplas de conscientização pública, patrocinadas pelos governos, incluindo crianças como apresentadoras, e apoiadas por todos os interessados da sociedade civil, podem informar, questionar e tornar públicas essas barreiras à realização de direitos. Além disso, pais, mães e organizações de pessoas com deficiência podem desempenhar – e frequentemente desempenham – um papel crucial na luta por aceitação e inclusão.

Incluir a deficiência no discurso político e social pode contribuir para sensibilizar os tomadores de decisões e os provedores de serviços, e demonstrar à sociedade em geral que a deficiência faz “parte da condição humana”. Não há como superestimar a importância de envolver as crianças com deficiência.

Preconceitos podem ser reduzidos de maneira eficaz por meio da interação, e já se demonstrou que reunir nas mesmas atividades crianças com e sem deficiência promove atitudes mais positivas. A inclusão social beneficia todos. Portanto, se as sociedades procuram reduzir as desigualdades, devem começar pelas crianças, que estão mais bem “equipadas” para construir uma sociedade inclusiva para a próxima geração. Por exemplo, crianças que tiveram experiências de educação inclusiva podem tornar-se excelentes professoras em sua sociedade…”

Fundamentos da inclusão | UNICEF. Situação mundial da infância 2013: crianças com deficiência

Também Poderá Gostar

Sem comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.