Vamos ensinar às crianças o valor das coisas?

Dezembro 11, 2016

Vamos ensinar as crianças a serem felizes? Faça-as saber que o valor de uma pessoa não está no que ela tem (ou deixa de ter), mas sim no que ela realmente é. Ensine-as a desenvolver estratégias e habilidades que as ajudem a compreender quem são no mundo.

A educação baseada em valores e emoções apoiará os seus sucessos como pessoas na sociedade. Se uma criança souber estabelecer limites e respeitar-se a si mesma, saberá fazer o mesmo com os outros.

Para colher, temos sempre que semear e tentar evitar dar tanto valor ou protagonismo, a algo sem fazer valer os princípios adequados.

Para isso basta não danificar a inocência das crianças; por exemplo, para uma criança, tem mais valor uma pequena moeda do que uma nota. Por quê? Porque as moedas a divertem, podem rodar, elas podem simular uma compra, etc.

Se as crianças ficam felizes com tudo aquilo que lhes proporciona carinho, diversão e apoio, somos nós que lhes ensinamos que o valor está no preço e não nas intenções, nas possibilidades ou no carinho.

Como é evidente, fazemos isto sem querer, com o simples gesto de dar mais importância ou relevância áquilo que julgamos mais importante, bonito ou divertido.

Definitivamente, o objetivo é que a criança compreenda que o valor das pessoas está no que elas são e não no que têm. Do mesmo modo, elas irão entender que o importante por trás de tudo que tentam fazer é a intenção, o esforço e o empenho.

Fonte “A mente é maravilhosa” | Tradução e adaptação do texto “Ensine às crianças o valor das coisas, não o preço”

 

Também Poderá Gostar

Sem comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.