Temos muito a aprender com os filhos

Setembro 13, 2016

Se há uma certeza que tenho na vida é que, nós pais, temos muito a aprender com os filhos. Desde que fui mãe, não há dia em que não aprenda. Posso estar longe (e não os ver durante dias), mas até essa falta me ensina.

A Maria, como cresce de uma forma mais lenta, faz-me viver esta fórmula mágica (de ser criança) de uma maneira muito intensa. As crianças são fascinantes, olham para o mundo sem limitações. Acreditam que podem tudo. Dão vida a brinquedos, têm amigos invisíveis, as aventuras que vivem são sempre reais. Têm esperança!

Nós adultos, estamos bem longe de tudo isto. Qual será então a fórmula secreta das crianças para viverem assim?  Será que é o poder do imaginário? Será que é a facilidade em darem-se a conhecer aos outros tal como são?

A fórmula não sei ao certo, mas lembro-me de alguns dos conceitos que os meus filhos eles me têm vindo a ensinar:

  •  Viver o momento – é nele que estamos e é nele que nos temos de concentrar. O futuro não é mais do que uma incerteza, não é?
  • Melhorar a cada dia – Se hoje não correu bem, amanhã com certeza que vamos conseguir, porquê não tentar?
  • Saber perdoar – Nada nem ninguém é perfeito, errar é humano e aquilo que me magoa a mim nem sempre é intencional da parte de quem vem. Por isso toca a perdoar e avançar sem raivas nem remorsos.
  • Simplificar tudo – Tudo nos parece o maior dos problemas até olharmos para ele da forma que ele merece, ou seja, resumindo-o à sua insignificância. Pode ser mesmo muito grave, mas se não o simplificarmos, não vamos ter força para avançar.
  • Sonhar sem medos – Sonhar é uma das melhores viagens que podemos fazer. Todos nos lembramos disso da nossa infância, não? Então deixemo-nos levar. Melhor do que o sonho, só mesmo torná-lo numa realidade.
  • Não ter medo de errar – Conhecem alguma criança que se acanhe em dizer as suas primeiras palavras com medo de errar? Todos nós já passamos por isso, só temos de nos relembrar que foi com o erro que aprendemos grande parte daquilo que sabemos e fazemos hoje.

Quem tem filhos é assim, passa os dias a aprender!

A Mãe da Maria (Ana Rebelo)

 

 

 

Também Poderá Gostar

Sem comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.