O Tomás desde pequenino que gosta de entender o porquê das coisas. Não gosta que as pessoas fujam das suas perguntas e irrita-se muito facilmente com injustiças. Para ele a crítica devia ser taxada e a definição de sinceridade devia ser repensada. Hoje este texto é para ele:
Surpreendo-me sempre quando ouço alguém dizer que é uma pessoa muito sincera e que, por isso, diz tudo aquilo que pensa a respeito das outras, mesmo sem lhe perguntarem absolutamente nada. Penso sempre que algumas destas criaturas sinceras, costumam falar mais livremente de si mesmas e das suas mazelas do que propriamente dos outros.
Falar tudo o que se pensa, acerca de outra pessoa, sem se ter sido consultado é, no mínimo, deselegante. Na maior parte dos casos é mesmo agressivo.
Curioso é observar que as pessoas (ditas) sinceras, que se sentem à vontade para falar das outras, raramente dizem palavras de elogios. Criticar e falar mal dos outros não é um sinal de boa autoestima, tal como falar bem de si mesmo também não o é. Já a delicadeza e a discrição são dois bons sinais!
Só devemos falar algo a respeito de alguém, se esse alguém nos solicitar insistentemente: e já agora convém verificar se ele está mesmo pronto para ouvir! 😉
A mãe da Maria (Ana Rebelo)
3 Comentários
[…] Surpreendo-me sempre quando ouço alguém dizer que é uma pessoa muito sincera e que, por isso, diz tudo aquilo que pensa a respeito das outras, mesmo sem lhe perguntarem absolutamente nada. Penso sempre que algumas destas criaturas sinceras, costumam falar mais livremente de si mesmas e das suas mazelas do que propriamente dos … Ver artigo completo no Blog […]
Bom dia,
O que acha do escândalo da Raríssimas?
Linda fotos a dos manos.
Criticar é fácil mas devemos muito bem pensar se o que fazemos também não será motivo de critica é que afinal a perfeição é muito difícil de existir.
Sobre as ” Raríssimas ” tenho muita pena que de vez em quando surjam estas notícias tão negativas.
Sem fazer juízo de valores sobre a sua Directora , pois haverá os Orgãos competentes para o fazer e espero que o façam.
Sobre a Instituição espero que não acabe em prol das crianças e pais que tanto precisam dela , assim como os seus funcionários que fazem um trabalho digno e nada têm a ver com estas anomalias.
Beijinhos