Só sabe o que é ser mãe, quem é mãe

Março 10, 2018
FullSizeRender-3

Este texto é sobre sutilezas e detalhes. É sobre amor e cuidado, mas também é sobre o lugar e o papel social. E tudo isto dentro de apenas uma palavra: mãe.

Antes de tudo é importante dizer que apenas é mãe quem o é, não porque essa é uma função sagrada, mais importante do que outras ou que carrega qualquer ideal romântico. Mas sim por que mães são mães porque existem regras de coração, sociais e cobranças que não recaem em mais ninguém, independente do cuidado por uma criança.

Podem cuidar de uma criança com todo amor do mundo. Podem alimentá-la, dar banho, trocar a fralda, cortar as unhas… Levar ao médico? Podem, sim. Ensinar a escrever, desenhar, pintar, dançar, cantar. Mas nada disso faz de uma mulher mãe, se ela não o for realmente.

Mãe não é algo que tem uma hora para terminar. Mãe é para sempre, 24 horas por dia, 7 dias por semana. E ouso dizer que bem mais de 365 (ou 366) dias por ano, porque de alguma forma o tempo corre de forma diferente para as mães. Não dá para pedir férias, demissão ou licença. É vitalício!

Não digam que sabem o que é ser mãe se não o são. Porque ser mãe não é só beijinho, abraço e carinho. Ser mãe é também dor e cansaço. É beleza, mas é suor. Ser mãe, pensando bem, é quase uma decisão insana. Mas nós seguimos. Sem parar. Aprendemos a lidar com as cobranças. Conseguimos ignorar algumas. Aprendemos a sorrir enquanto sangramos por dentro. Porque ser mãe é passar por cima de tudo, até de quem desvaloriza a função, que ainda assim executamos com maestria – dentro das nossas capacidades.

Perdoem-me as vozes que acham que tudo sabem, mas tal como eu não sei o que é ser mulher sem filhos, pois tenho 3, não digam que sabem o que é ser mãe se não pariram ou adotaram uma criança. Só sabe o que é ser mãe, quem é mãe!

A mãe da Maria (Ana Rebelo)

Também Poderá Gostar

1 Comentário

  • Responder Só sabe o que é ser mãe, quem é mãe - Baby Blogs Portugal Março 11, 2018 em 01:18

    […] Podem cuidar de uma criança com todo amor do mundo. Podem alimentá-la, dar … Ver artigo completo no Blog […]

  • Deixar Comentário