Ser amigo dos filhos

Janeiro 3, 2017

Não há ninguém que não se preocupe com a educação que dá aos filhos. Mais do que liderar os pequenos, os pais querem ser seus amigos e manter um vínculo de amor. Para se tornar um bom amigo dos filhos há algumas práticas que trarão, ao longo do tempo, resultados muito positivos:

1. Comunicação saudável

Conhecer a vida dos filhos, perguntar sobre a escola e colegas com real intenção de conhecer a rotina deles é excelente para uma boa amizade. É preciso ter cuidado para não transformar o diálogo num interrogatório e também para dar atenção às respostas, sem ficar a olhar para o telemóvel ou ficar a pensar no que vai ser o jantar. Eles percebem sempre quando a intenção é uma obrigação ou o desejo sincero de compartilhar a vida deles.

2. Afeto

Sentir amor verdadeiro pelos filhos não é muito difícil. Demonstrar o sentimento através de carinhos, abraços, olhares, beijos de despedida são formas de expressar esse amor. Elogios são como abraços, fazem muito bem quando sinceros e pronunciados.

3. Tempo juntos

Brincadeiras, passeios, férias juntos também ajudam muito no relacionamento saudável de amizade. Se os dias são muito corridos, incluir os filhos na preparação de alimentos, limpeza de ambientes ou mesmo irem juntos de carro para um compromisso também vale. Ouvir músicas, contar histórias, falar do trabalho para eles enriquece e aumenta o vínculo.

4. Regras

É importante que eles conheçam as regras e que elas não sejam diminuídas pelo choro ou grito de discordância. Os pais também precisam cumprir as regras criadas para o lar.

Ninguém precisa de ser muito autoritário para ser um bom pai (ou mãe), mas também não precisa de fazer todas as vontades aos filhos. Com equilíbrio e amor os dias serão memoráveis e o crescimento individual, será notável!

Fonte Familia.com.br | Adaptação do texto “Amigo dos filhos é bom ruim?

Também Poderá Gostar

Sem comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.