Respeito

Abril 28, 2018
IMG_0424

Parece que o mundo se esqueceu de uma regra básica da convivência em sociedade: o respeito. Não dá para manter um mínimo de harmonia em qualquer ambiente, caso não se respeitem as diferenças de credo, de religião, de opinião, de tudo. Não conseguiremos gostar de toda a gente, mas respeitar o espaço do outro é uma obrigação de todos nós.

Basta dar uma vista de olhos pelos comentários que inundam posts polêmicos nas redes sociais, para percebermos que as diferenças têm vindo a ser menosprezadas, por meio de ofensas e de agressões explícitas. Há muita gente que não tolera ser contrariado, como se sua opinião tivesse que prevalecer sobre as demais, de qualquer jeito. E assim vão condenando todos os que apenas expõem um ponto de vista, simplesmente porque pensam o oposto e agem de forma antagônica ao que os donos da verdade postulam como o mais adequado e correto.

O pior é notar que grande parte desta violência, que muitos utilizam contra opiniões diversas não contem um mínimo de capacidade argumentativa. Lotam-se as redes sociais de lugares comuns, de juízos de valor, cujo mote vem a ser um preconceito cego. Soam a brigas de pré-adolescentes, cujo vocabulário é sofrível e ínfimo.

Se cada um procurasse a própria felicidade, estivesse bem resolvido e certo das suas próprias convicções, a tolerância seria uma consequência natural, pois quem é feliz ocupa-se consigo mesmo e não tem tempo de azucrinar os outros. Não vamos gostar de todas as pessoas, nem vamos concordar com todas as opiniões, mas respeitar o próximo é um dever!

A mãe da Maria (Ana Rebelo)

Também Poderá Gostar

2 Comentários

  • Responder Alberto Abril 29, 2018 em 09:13

    Infelizmente estamos com um défice muito grande de falta de civismo e de educação. Há pessoas que só se sentem felizes em fazer mal aos outros, temos que ter cuidado e saber lidar com as situações o que por vezes é muito difícil.

  • Responder Anabela Cunha Abril 29, 2018 em 10:39

    Como São verdadeira ,as suas paravras viveríamos num mundo muito mais feliz ,se todos respeitassem o próxima…

  • Deixar Comentário