Regresso ao colégio: O sorriso que vale mais do que mil palavras

Setembro 12, 2016

Não sei se a Maria tem a capacidade, ou se quer ter, de antecipar o que vai acontecer no dia de amanhã. Nunca a vi manifestar interesse pelo futuro. Vive apenas o momento, mas sempre intensamente.

Nos dias que antecedem o regresso às aulas, a confusão instala-se cá em casa. A Matilde começa a organizar tudo ao pormenor. O Tomás, um bocadinho a esforço, lá vai planeando tudo o que precisa. Em conjunto organizamos as infindáveis listas de material, esperamos pelos horários e assim preparamos o recomeço.

A Maria não! A Maria está sempre em paz. Para ela o stress não existe. Sinto que tem uma enorme vontade de voltar, mas que expressa apenas na manhã em que acorda e descobre que é o dia de recomeçar.

Aí sim, a alegria toma conta dela. A partir desse segundo as gargalhadas saem de forma expontânea e as palavras ditas são todas para festejar. Logo que está pronta, põe a mochila às costas e “planta-se” na porta de casa à espera que a levem.

E é tão bom ver esta felicidade, cheia de verdade e esperança, por regressar a um sítio onde é feliz. É esta felicidade, impossível de explicar por palavras, que hoje partilho aqui em forma de sorriso. Há imagens que valem muito mais do que mil palavras e esta (de certeza) é uma delas!

A mãe da Maria (Ana Rebelo)

Também Poderá Gostar

1 Comentário

  • Responder crisante alves Setembro 13, 2016 em 11:16

    Estou com a Maria! Viver o Presente Intensamente… isto é preparar o Futuro, que é já Hoje!

  • Deixar Comentário

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.