Racionais demais

Julho 17, 2018

Sabem qual é o maior problema da nossa sociedade? É sermos racionais. Se não pensem lá comigo: já viram como os animais são felizes? Não conhecem o ódio, a arrogância. Têm hierarquias determinadas, onde ninguém rouba ou come mais, e se assim for, eles nem perguntam o porquê, porque já está determinado.

No mundo animal não existe injustiça como no nosso, mas supostamente nós é que somos animais racionais.

Já alguma vez viram um animal a perguntar qual a razão do outro comer mais? Claro que não, porque eles não fazem perguntas – não são racionais.

Já alguma vez viram um animal triste (atenção que não estou a falar de animais de estimação)? Não, os animais não conhecem tristeza – não são racionais.

Já alguma vez viram uma pessoa a perguntar porque é que ganha menos que o outro? Possivelmente sim e se calhar até foi hoje, e porquê?  Porque somos racionais.  Já alguma vez viram uma pessoa triste? Claro e a razão dessa tristeza na maioria das vezes é porque pensamos de mais – somos racionais.

De onde vem o ódio, tristeza, arrogância? Da nossa racionalidade! Se os animais, enquanto irracionais e submetidos às leis da sobrevivência, são mais felizes… Só pode existir uma única explicação lógica – a nossa racionalidade impede-nos de sermos felizes! E agora?

O irmão da Maria (Tomás Rebelo Pires)

Também Poderá Gostar

Sem comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.