“Quarto Escuro”- Fundação Maria Cristina

Janeiro 22, 2017

Há projectos maravilhosos que nascem de uma forma tão espontânea que vale mesmo a pena conhecer. Hoje escrevo sobre a Fundação Maria Cristina e sobre o espetáculo solidário “Quarto Escuro” que é já no próximo sábado dia 28 em Lisboa.

A Fundação Maria Cristina foi criada em 2005. Maria Conceição, a sua fundadora, trabalhava na época como hospedeira de bordo e durante um dos seus voos fez escala no Bangladesh e aproveitou para visitar um dos bairros de lata de Gawair. O que ali viu marcou-a de tal forma que mudou o rumo da sua vida.

Maria, que muito jovem deixara os estudos para trabalhar, via a educação como uma arma poderosa para lutar contra a pobreza.  Foi aí que decidiu acabar com a indigência, com o trabalho e os casamentos infantis e com o desespero na favela que tinha acabado de conhecer. Rapidamente conseguiu persuadir três escolas privadas a admitir crianças pobres de Gawair a um preço reduzido.

Cedo se tornou evidente que não bastava pagar as propinas, pois quando as crianças pobres passavam a frequentar a escola, as famílias perdiam uma das suas fontes de rendimento. Começou então o trabalho de arrecadar fundos adicionais para ajudar as  famílias mais carenciadas com artigos de higiene, comida, alojamento e transportes.

Após 11 anos o fruto do trabalho da Fundação já é visível. Alguns dos jovens inicialmente ajudados já são diplomados, conseguindo assim quebrar o ciclo da pobreza em Gawair.

Maria da Conceição vive para cumprir a promessa de tirar da pobreza 600 famílias da capital do Bangladesh, através da Fundação Maria Cristina, batendo sucessivos recordes desportivos. Foi a primeira mulher a correr sete maratonas em sete semanas seguidas em sete continentes diferentes – incluindo a Antárctida, subir o Everest, atravessar o canal da mancha, entre tantas outras iniciativas que já lhe valeram diversas distinções como a mais recente em que foi considerada “Personalidade do ano” pela Revista GQ.

Numa operação relâmpago de solidariedade, fugindo das luzes de natal e da solidariedade cíclica e depois de uma emissão de rádio – Prova Oral, Antena 3 – onde se gerou um autêntico movimento de apoio à causa, Fernando Alvim e Ana Galvão decidiram fazer um espetáculo solidário, onde pura e simplesmente, ninguém sabe quem serão os convidados: o “Quarto Escuro”.

O espetáculo está marcado para o próximo Sábado, dia 28 de Janeiro, às 17h0m, em Lisboa no São Jorge. Os bilhetes custam 10€ e 100% da receita reverterá a favor da Fundação.

image3987840

Os bilhetes podem ser comprados nas bilheteiras do São Jorge ou através da ticketline: https://ticketline.sapo.pt/evento/quarto-escuro-17556

A vossa presença é muito importante. Contamos convosco para esgotar o São Jorge? Bora lá!!!

A mãe da Maria (Ana Rebelo)

Também Poderá Gostar

Sem comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.