Penso muitas vezes em como seria bom ter menos “pressa” sempre que estou com os meus filhos. Gostava de ter o tempo suficiente, para não estar sempre a puxar por eles. Ou porque temos de sair a correr para ir para o colégio, ou porque temos de ir jantar (pois já é tarde), ou porque têm de ir dormir pois já passou a hora.
Gostava mesmo de aderir ao “Slow Parenting” (pais sem pressa) uma corrente social e filosófica que nos convida a desacelerar, a sermos mais conscientes com o que nos rodeia. Promovermos um modelo mais simplificado, de paciência, com respeito aos ritmos de cada criança em cada fase do seu desenvolvimento.
Os eixos básicos que definem o Slow Parenting são:
- A necessidade básica de uma criança é brincar e descobrir o mundo;
- Nós não somos “amigos” de nossos filhos, somos suas mães e pais. O nosso dever é amá-los, orientá-los, sermos o seu exemplo e facilitar-lhes a maturidade sem pressão;
- Termos sempre presente de que “menos é mais”. Que a criatividade é a arma dos filhos, um lápis, papel e um campo têm mais poder do que um telefone ou um computador;
- Compartilharmos tempo com nossos filhos em espaços tranquilos.
Sei que neste mundo é quase uma utopia querer “navegar contra a maré” da agitação, mas vou esforçar-me cada vez mais para ser uma “mãe sem pressa”.
A mãe da Maria (Ana Rebelo)
2 Comentários
Como eu te compreendo! às vezes olho para eles e vejo como o tempo passou e nós a passar por eles a correr! Mas há pouco tempo descobri que posso levar as coisas com mais calma: um pouco mais de organização; um pouco mais de paciência; levantar um pouco mais cedo; sair um pouco mais cedo – para levar as coisas com mais calma e aproveitá-los pois mais cedo mais tarde eles crescem e não podemos voltar o tempo atrás!!!
A ler o teu blogue também me tem feito pensar nalgumas coisas, principalmente pensar naquilo que é realmente importante para um dia mais tarde não olhar para trás com ressentimentos de que deveria ter aproveitado melhor!
Bem Haja Ana – mesmo longe e do outro lado do computador a Maria tem me ajudado a pensar nas coisas boas… com um sorriso!
Boa tarde,
O meu nome é Vasco Pinto e sou jornalista no programa Você na TV das manhãs da TVI. Vamos abordar a temática dos “pais sem pressa” no programa e queríamos ter casos para fazer reportagem com os pais e filhos. Peço por favor para se algum pai se identificar com esta temática me contactar através do telemovel 918507427 ou do email – vmtpinto@tvi.pt.
Obrigado.
Vasco Pinto