Os 3 alimentos do amor próprio

Março 5, 2017

A falta de amor próprio é a causa da maioria dos sentimentos de mal-estar e a fonte de inúmeros conflitos e más decisões na vida. É uma carência que leva a realizar uma infinidade de ações erradas, como tentar constantemente provar os nossos limites ou os limites dos outros, a procura constante de aprovação ou a transformação dos afetos num campo de batalha.

O amor está assente sobre três pilares: o respeito, o cuidado e o conhecimento. O respeito implica a aceitação e a valorização. Quando respeitamos alguém, não precisamos de estar o tempo todo a questionar, criticar ou tentar modificá-lo. Simplesmente aceitamos como é, e toleramos que seja assim.

O cuidado significa que quando nos relacionamos com quem amamos, promovemos o seu crescimento e a sua preservação. Tanto o respeito quanto o cuidado estão estreitamente relacionados com o conhecimento: pois nós não podemos respeitar aquilo que não conhecemos, nem podemos cuidar e ajudar a crescer se não sabermos para onde caminha a sua evolução.

No amor próprio é igual, existe o respeito por nós mesmos, o cuidado de nós mesmo, no sentido mais amplo do conceito e o autoconhecimento. Quando estes três pilares não existem, navegamos na incerteza de não sabermos quem somos nem para onde vamos.

Numa vida sem amor próprio existe sempre a dúvida sobre os nossos pensamentos, sentimentos e ações: questionamos constantemente os erros, levando-nos a pensar que nunca conseguiremos viver bem.

Como Oscar Wilde dizia “Amar a si mesmo é o começo de uma aventura que dura a vida toda” e é esta aventura que cada um de nós tem o dever e a obrigação de viver!

Adaptação do texto Os 3 melhores alimentos | Fonte amenteemaravilhosa.com.br

Também Poderá Gostar

Sem comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.