O ano que mudou para sempre a minha vida!

Junho 25, 2015
Maria Rebelo Pires e Educadora colégio amaedamaria.com

Sou educadora de infância desde 2003 e nestes 11 anos de profissão nunca tive em sala uma criança “especial”, mas a vida encarregou-se de cruzar a Maria no meu caminho.

A Maria foi uma menina que entrou no colégio e que com a sua simpatia, sorriso fácil e vontade de viver, depressa se transformou numa criança que todos gostam, amam e acarinham. Nos corredores sempre a sorrir e a cumprimentar, com um: “Tá boa?”, que dificilmente não nos derretia o coração. O momento em que nos abraçava era sem dúvida um dos melhores momentos do nosso dia.

Quis o destino que cinco anos depois a Maria fizesse parte do meu grupo de príncipes e princesas (como carinhosamente os trato desde o primeiro dia em que esta profissão me escolheu).

Foi um desafio enorme. Felizmente tenho um grupo de crianças fantástico, assim como colegas de sala e pais, que me ajudaram nesta nova etapa. A Maria tem o dom de nos fazer sorrir e de nos fazer ver que a vida é muito mais do que problemas. A Maria fez-me olhar para o mundo com olhos de ver e perceber o que realmente faz sentido… viver faz sentido, independentemente das “pedras no caminho”.

De manhã é com uma enorme alegria que me abraça, fazendo-me sentir especial. Trepa por mim acima e faz-me sentir que cada dia vale a pena. A simplicidade e genuinidade do seu sorriso e abraço faz-nos ver que a vida é muito fácil… basta querermos.

Por outro lado a Maria enriquece o grupo de crianças, dando-lhes os valores que realmente fazem sentido: a amizade, o respeito pelo outro e o espírito de ajuda. Incrível ver como eles a encaram com naturalidade, fazendo-a sentir-se um dos membros mais importantes do grupo. A Maria ajuda-nos a crescer, a sorrir e a acreditar num mundo melhor.

Obrigada Maria por seres quem és e por gostares de nós do jeito que somos!

Por Patricia Santos – Educadora de Infância da Maria (ano 2014/2015)

Também Poderá Gostar

20 Comentários

  • Responder Graça Correia Junho 25, 2015 em 09:56

    bom dia,

    um grande bem aja para todas as pessoas,que desenpenham essas profissões com tanta dedicação pois os miudos precisam e agradecem.

    Tudo de bom….beijinhos

    • Responder Ana Rebelo Junho 25, 2015 em 11:24

      Bom dia Graça Correia,

      Sem dúvida, um bem haja para todos. Um beijinho e obrigada

  • Responder Tiago Pires Junho 25, 2015 em 11:04

    A Maria é realmente especial!
    Adoro a minha prima e tenho muito gosto que a minha prima seja a Maria!!!!!

    • Responder Ana Rebelo Junho 25, 2015 em 11:25

      Obrigada Tiago,
      A Maria também tem muito orgulho em que sejas primo dela…basta ver os abraços apertados que te dá!!!
      Beijinhos

  • Responder Paulo Garrett Junho 25, 2015 em 12:51

    A Maria é uma miúda linda e que encheu (e continua ) durante muito tempo a vida de uma outra Maria ( minha filha Maria Garrett) que partilhou a mesma sala a mesma educadora e as mesmas experiencias ……. é com satisfação que vejo que as noticias da Maria
    Parabéns a este SUPER pais e a esta família pela luta constante contra a indiferença dos nossos governantes e das nossas autoridades .
    Força e lutem sempre por aquilo que é a felicidade da Maria !
    Um bj tamanho do Mundo

    • Responder Ana Rebelo Junho 25, 2015 em 14:02

      Olá Paulo, Que bom foi ler o seu comentário. As nossas Marias desenvolveram uma amizade tão ternurenta que é fantástico assistir cada vez que se cruzam. A Maria Garret ainda hoje, ao final de alguns anos, é muitas vezes lembrada por todos nós pelo carinho especial que teve desde o primeiro dia em que partilharam a mesma sala do Colégio. Sei que vai ser uma amizade para a vida…e que ambas marcaram o percurso uma da outra. Um grande beijinho para todos e um especial da Maria para a Maria Garret. Até já.

  • Responder Maria José Martins Mendes Junho 25, 2015 em 13:30

    Feliz dia !!! Que dizer a esta missiva tão bonita… Um obrigado a todos pelo trabalho e dedicação que prestam a estes seres tão belos e capazes de dar tudo e com uma naturalidade, simpatia e veracidade inigualável. Beijinhos e um enorme xi <3 Maria

    • Responder Ana Rebelo Junho 25, 2015 em 14:04

      Olá Maria José Mendes! Obrigada a si, pelas suas palavras encorajadoras. Um grande beijinho para si

  • Responder Joana Barroso Junho 25, 2015 em 16:34

    A Educadora Patrícia teve este ano a melhor experiência que um Educador pode ter.
    A força de viver da Maria é a motivação de que todos precisamos dia-a-dia!
    Eu já sinto saudades das gargalhadas da Maria!!!
    Beijinhos!!!

    • Responder Ana Rebelo Junho 25, 2015 em 16:50

      Que querida Joana. Obrigada pelo comentário. Beijinhos

  • Responder maria duque ernandes Junho 25, 2015 em 22:58

    Pelo o que li e ouvi da Maria o seu sorriso é contagiante.
    A sua força, o seu sorriso e alegria de viver faz-nos refletir. Devemos viver a vida intensamente e ultrapassar todos os obstáculos com a energia que a Maria nos transmite.
    Bem hajam pessoas como a Eduacadora Patricia que têm a capacidade de dar de si para cuidar dos outros
    Obrigada Maria por seres quem és. Obrigada a todos os que se envolvem nestas causas com tenta dedicação e determinação.
    Muitos beijos à Maria e desde que te acompanho o meu dia a dia tem sido mais rico.

    • Responder Ana Rebelo Junho 27, 2015 em 12:56

      Olá Maria Duque, Muito obrigada pelo seu comentário ficamos muito felizes por a ter aqui connosco, a acompanhar esta missão da ativação da inclusão em Portugal. Vamos falando…um grande beijinho e até já!

  • Responder Sara Madalena Pires Junho 26, 2015 em 04:02

    O amor de mãe pode ser traduzido em uma palavra: doação. Falar deste sentimento é entender que ele é a mais completa forma de amor. Um amor que se doa, coloca em primeiro plano o bem-estar, a segurança de um outro ser. Impossível falar de mãe sem falar da pureza de um amor, que diante de todo o sofrimento disse sim: D. Ana uma mãe que, como tantas mães em nosso país, olha com lágrimas nos olhos o presente e o futuro do filho(a). Talvez seja por isso que a D. Ana se expressa em cada olhar de mãe, em cada gesto de doação da mulher.No rosto de uma mulher que assume a maternidade inteiramente, mesmo diante de tudo o que há de vir, há a presença iluminada de um lado vivo, mas esquecido por todos, homens e mulheres: O amor!
    A D. Ana Rebelo é uma grande Mulher . Um grande bjinho para si e Maria . Ass: Sara Madalena Pires

    • Responder Ana Rebelo Junho 29, 2015 em 23:41

      Olá Sara,
      Que emoção foi ler as suas palavras…o Amor é tudo isso que a Sara descreve. Um grande beijinho e vamos mantendo contacto. Até já

  • Responder Andreia David Junho 30, 2015 em 13:09

    Olá,

    Mais uma vez os meus parabéns! Não há dúvidas que passar estes momentos com a Maria é muito enriquecedor.
    A Maria transmite-nos paz, amor, alegria e um olhar para a vida de um modo que muitas vezes não queremos olhar.
    Ter vivido esta experiência com a Maria fez-me acreditar em muitas coisas que daria como perdidas!
    Ver a vossa luta diária pelo bem-estar da Maria é algo indescritível, lembro-me das correrias da Mãe Ana dos momentos menos bons desse ano e como conseguiu sempre transmitir paz e amor para todos os seus filhos. Muitas das vezes com uma carreira profissional que não a deixava dar mais, mas a Mãe Ana conseguia sempre dar mais a cada um deles!

    Fala-se muito no amor que se tem pelos filhos e às vezes é difícil de explicar… Eu como mãe quando me perguntam, tento exprimir o que sinto, dou exemplos, mas nem sempre consigo dizer tudo… Olhar para vocês é ver este tudo!

    Beijinhos

    • Responder Ana Rebelo Junho 30, 2015 em 21:45

      Olá Andreia, que bom ler as suas palavras por aqui, estamos com saudades suas. Ainda hoje a Maria, tem dias, em chama pelo seu nome :). Um grande beijinho e vamos falando. Até já.

  • Responder Alexandra Cardoso Julho 6, 2015 em 22:08

    Aprendemos muito durante este ano com a Maria! O seu sorriso é contagiante e o seu abracinho é fantástico! Beijinhos

    • Responder Ana Rebelo Julho 23, 2015 em 12:56

      Obrigada Alexandra. A Maria também aprendeu muito com esta turma maravilhosa. O Rafael é realmente uma criança extraordinária e que nos alegra as manhãs… quando corre para perto da Maria para irem de mão dada até à sala, é de uma ternura tão grande que emociona qualquer um. Parabéns pelo filho que tem. Um grande beijinho

  • Responder Fátima Duarte Setembro 14, 2017 em 13:15

    Adora estas palavras. Obrigado. Em casa temos a nossa Super Rara Rita, e o que leio aqui é-me familiar. A Rita tem o dom de desmontar-nos, na simplicidade das suas palavras, a essência do que é essencial.
    E o impacto que isto tem nos colegas, sejam de turma, sejam outro amigos, é brutal, não totalmente mensurável por nós. Serão de certeza melhores seres humanos, não tenho dúvida.
    Uma vez mais obrigado pela fantástica partilha, e parabéns a esta educadora pela sensibilidade.

    • Responder Ana Rebelo Outubro 17, 2017 em 23:18

      😉 Obrigada Fátima. Bjs

    Deixar Comentário