O que é solidariedade?

Maio 11, 2017

O que é solidariedade? Será que sabemos o que é? Ou melhor será que somos solidários? Por acaso eu não sei bem, penso que é ajudar os mais necessitados ou aqueles que se encontram em zonas de risco, e se for isso, então não, nunca fui solidário.

Bem se pensam como eu pensava até hoje, então lamento informar, mas estamos todos enganados.

Hoje, finalmente consegui perceber que estava errado. Quem pensava como eu, já deve estar a perguntar: solidariedade, não é aquilo que organizações como a ONU, a UNICEF os Médicos Sem Fronteiras, OMS, entre muitas outras, fazem? Solidariedade, não é ir a países em risco ou áreas de risco levar comida, ajuda e medicamentos?

A solidariedade, é muito mais, e talvez o outro lado seja aquilo que muitas vezes nós nos esquecemos. Não sou solidário porque dou dinheiro ao senhor que estava ali na esquina a pedir. Também não posso dizer que sou solidário porque fiz três anos de voluntariado em África, claro que isso é de louvar, e claro que nos devemos honrar de ações como esta, mas não podemos praticar um feito destes e esquecermo-nos de ajudar um amigo, ajudar um familiar, saber partilhar…

E aí está a o outro lado da solidariedade, o ajudar o nosso amigo, a nossa família. A solidariedade é um ajudar constante, é ver o outro sem roupa e dar instintivamente a nossa, ajudar aqueles que nos estão próximos, quando mais precisam de nós. É um ajudar diário. Por isso sejam mais solidários e menos gabarolas, não se gabem por terem dado um euro a um sem abrigo uma vez, ajudem-no todos os dias e ensinem-lhe a melhor forma de o gastar, porque ele também nos poderá ensinar muito. Sejamos solidários!

O irmão da Maria (Tomás Rebelo Pires)

Também Poderá Gostar

Sem comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.