O que é ser gentil?

Setembro 10, 2017

Ser gentil é saber colocar-se no lugar do outro, entendendo que cada um de nós tem a sua história de vida e sente à sua maneira. Não podemos querer que sintam e reajam como nós, mas sim tentar compreender que o outro vem de lugares onde não estivemos e se tornou quem é após ter vivido factos que desconhecemos.

Ser gentil é demonstrar gratidão por tudo o que a vida e as pessoas nos trazem de bom. Valorizar as vitórias e aprender com os fracassos determinará o rumo que tomaremos e a qualidade de vida que estaremos a construir na nossa jornada.

Ser gentil é torcer pelo sucesso alheio, deixar que todos brilhem, pois cada um de nós tem algo para oferecer ao mundo, algo que pode fazer a diferença na vida de todos. Aprender a sentir alegria pelas conquistas dos outros, liberta-nos do egoísmo e da distância afetiva.

Ser gentil é saber expor os pontos de vista com firmeza e educação. A maneira como expomos os nossos pensamentos determinará a veracidade e a aceitação por parte de quem os ouve.

Ser gentil é fazer com que as pessoas tenham a certeza de que as amamos. A certeza de sermos amados fortalece as nossas verdades, dissipa dúvidas, ergue os ânimos, afaga a alma.

Ser gentil é saber viver em sociedade, aceitando as diferenças, compartilhando conhecimentos e atitudes solidárias.

A gentileza contagia, espalha-se, multiplica-se, cura, torna-nos mais humanos- e é disso que o mundo precisa.

A mãe da Maria (Ana Rebelo)

Também Poderá Gostar

1 Comentário

  • Responder Marco Monteiro Dezembro 2, 2019 em 10:57

    Texto muito bem conseguido. Felicidades. Abraço

  • Deixar Comentário

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.