Num mundo de pessoas iguais

Abril 4, 2017
FullSizeRender-265

William Ury, cofundador do programa de negociação da Universidade de Harvard, é um dos principais especialistas em comunicação. No seu livro “Getting to Yes with Yourself” (“Chegar ao sim, consigo mesmo“) explica que o maior problema que as pessoas têm quando precisam de comunicar, chegar a acordos ou mesmo estabelecer relações pessoais significativas, é a falta de confiança: não acreditamos em nós próprios!

Quando nos sentimos inseguros, vestimos armaduras, mascaramo-nos e agimos com muita cautela e prudência. Se vivermos com medo, acabamos por atrair o insucesso em várias áreas da nossa vida.

Não é fácil ser-mos nós próprios, numa sociedade que se esforça por criar modelos. A escola ensina todas as crianças a pensarem da mesma forma e a reunirem as suas habilidades numa única hierarquia. Não é fácil ser único, quando os indicadores marcam para todos o mesmo caminho e destino.

Apesar de tudo, temos a obrigação de lutar e defender o que somos: pessoas únicas. Mas ser fiel a nós próprios pode ter um custo elevado: podemos ser mal interpretados. Será que vale a pena pagar esse preço tão alto?

A minha convivência com a Maria, ensinou-me que é na diversidade que está a riqueza e que o primeiro passo para nos aceitarem tal como somos é chegarmos ao sim com nós mesmos.

Num mundo de pessoas iguais a Maria tem a coragem e ousadia de se aceitar como é, sem filtros nem preconceitos e sabem que mais – isto faz dela uma criança verdadeiramente feliz! A Maria sabe…

A mãe da Maria

Também Poderá Gostar

2 Comentários

  • Responder catarina gusmao Junho 10, 2018 em 09:56

    Ana, obrigada pelas histórias fantásticas que aqui relata e tanto animo dão a quem segue o seu blogue. Parabéns pelo vosso empenho em educar os filhos que têm (educar um filho é mesmo o maior desafio das nossas vidas) e mais uma vez agradeço a partilha das maravilhas da Maria. a vossa felicidade traz-nos felicidade!

    • Responder Ana Rebelo Junho 10, 2018 em 22:41

      Obrigada Catarina pela mensagem e por estar desse lado. Beijinho

    Deixar Comentário