– Não Mexe! Oh mãe, a Maria não larga o meu iPad – grita a Matilde lá de dentro.
Pois é, ultimamente tem sido assim. A Matilde tem o iPad dela, o Tomás o dele e a Maria, como os vê o dia inteiro à volta deles, também quer.
Não sei se quer um para ela, ou se quer perceber o que leva os irmãos a passarem tanto tempo à volta daquela “geringonça”. Eles são da geração digital. Até já estudam e fazem trabalhos de casa nos iPads. Passam imenso tempo a navegar e adoram ouvir música.
Quando estão de headphones, pouco ou nada ligam ao que os rodeia e a Maria não gosta muito de falar com os irmãos e não ter reação.
Sempre que apanha um iPad, não resiste. Olha para os lados a ver se alguém está a olhar. Se não, toca a agarrar e tentar mexer. Já algumas vezes os deixou cair, por isso os irmãos ficam em pânico cada vez que vêm a Maria com o seu iPad.
Habituada já a esta guerra, sempre que há confusão, corro para perto dela. Digo-lhe sempre o mesmo – Maria não podes mexer nos iPads dos teus irmãos!
Normalmente obedece, sai com um ar tristonho e vai à vida dela. Mas ontem foi diferente. Com a tempestade que estava, a Matilde mal acabou de estudar, decidiu ir ouvir música. Esteve por ali algumas horas. No primeiro minuto em que o deixou, a Maria agarrou-o e já não o largou.
Por muito que eu lhe pedisse, para o devolver à irmã, nada a demovia. Bem pelo contrário, agarrava-o cada vez com mais força e dali ninguém o tirava.
Bem tentámos mas só ao final de meia hora, é que o devolveu. Ao devolver fez um ar malandro de como quem diz – Agora sim, se me dás atenção, já to posso devolver.
Ganhou, pois durante o resto da tarde, a brincadeira e a atenção foram todas só para ela. A Maria sabe…
A Mãe da Maria (Ana Rebelo)
Sem comentários