– Mãe o que é ser humilde? Está sempre tudo a falar de humildade, mas às vezes as pessoas que falam dela não me parece que a pratiquem e começo a ter dúvidas sobre o seu significado!
Esta foi a pergunta que o Tomás me fez ontem assim que entrou em casa. Ora vamos lá ver se lhe consigo explicar de forma a que ele entenda e nunca mais se esqueça:
Sabes Tomás a humildade é saber silenciar as nossas forças e permitir que os outros as descubram. Todos nós gostamos de pessoas que não se acham mais do que ninguém e fugimos da falsa humildade do “Eu faço tudo melhor” e do egoísmo desmedido.
Quem não é humilde fala com arrogância e está sempre a gabar-se e isto geralmente reflete algum tipo de falta, vazio ou insatisfação com a sua própria vida.
As pessoas humildes não têm necessidade de estar sempre em competição. Elas não precisam fingir, porque o que são é sempre demonstrado nas suas ações, na sua forma de estar e no seu equilíbrio na vida.
Quando conseguimos algo muito importante (para nós mesmos) é normal ficarmos orgulhosos, no entanto, há uma grande diferença entre o orgulho do esforço por ter alcançado um objetivo e a arrogância. Nada do que possamos conseguir nos faz dignos de sermos superiores aos outros!
A mãe da Maria (Ana Rebelo)
Sem comentários