Estudar? Eu também quero!
A Matilde e o Tomás já estão a preparar a próxima semana, que vem recheada de testes. O São Pedro ontem, com tanta chuva, até foi amigo e não foi difícil convênce-los a dedicarem parte do dia aos estudos.
Já a Maria não acha (muita) graça a estes dias. Os manos, estão fechados nos quartos e não lhe ligam nenhuma. Vou tentando distraí-la para que fique perto de nós. Mas a vontade dela é (mesmo) fugir para perto deles.
Ontem foi assim. Há primeira distração, já a apanhei no quarto. Enquanto a Matilde estava completamente concentrada, a Maria puxava-lhe os cadernos e os livros e ria-se do disparate.
Lá a consegui trazer (a muito custo), de volta para a sala. Mas, estar sentada no sofá num dia de chuva a ver um filme, adormece qualquer um…e eu e o Jorge não fomos excepção. Já a Maria…quando abri os olhos, tinha-se “pirado” para o quarto do Tomás!
Quando lá cheguei estava sentada ao colo dele, a assistir com muita atenção a tudo o que escrevia. Tentei que viesse comigo, mas não gostou nada da ideia. O Tomás entretanto aproveitou para, fazer uma pausa e, ir lanchar.
A Maria mal viu o irmão de costas, sentou-se na cadeira, puxou o caderno, agarrou na caneta e “aqui vai disto que amanhã não há”! Riscou os apontamentos do irmão de alto a baixo. O ar feliz e empenhado com que o fez, não nos deu hipótese de ralhar.
Arranjámos mais uma cadeira, folhas e canetas. Sentámos a Maria na secretária e tal foi a alegria, que ficámos com uma certeza, a Maria só queria mesmo era (também) estudar!
A Mãe da Maria (Ana Rebelo)
Sem comentários