Escola inclusiva: caminhos livres

Maio 4, 2016

Em pleno século XXI a sociedade já deveria estar preparada para a diversidade. As necessidades das pessoas com deficiência são as mesmas de qualquer um: aprender, conviver e circular livremente.

Está na moda falar nas mudanças estruturais e na preparação da escola para a inclusão. Mas será que as escolas têm de estar prontas para receber os alunos com deficiência antes de eles chegarem? Ou será que deverão esperar para descobrir as suas necessidades?

De acordo com a maioria dos especialistas internacionais, a discussão sobre a acessibilidade é tão antiga que a maior parte das estruturas já deveria estar preparada e adequada. Mas esta questão, no entanto, ainda não está bem resolvida nas áreas de engenharia e arquitetura. Mas não podemos continuar a ser complacentes com esta questão!

É um mito pensar que a escola precisa de se preparar antes, para depois receber crianças com deficiência. Só quando temos todas as crianças na rede é que percebemos quais as barreiras existentes. Temos é de ter instituições, arquitetos e engenheiros que façam as alterações e que sejam rápidos e ágeis com a mudança.

No dia em que o Estado e a sociedade chegar à conclusão que não é necessário pensar em “adaptação” para a deficiência, mas sim projetar ambientes e atividades que possam incluir qualquer pessoa, aí sim estaremos no caminho certo.

A Mãe da Maria (Ana Rebelo)

 

Também Poderá Gostar

3 Comentários

  • Responder Marta C. Maio 5, 2016 em 17:47

    Espero que não me interprete mal com este meu comentário . Gosto muito de ler o seu blog desde que o descobri há alguns meses . Mas vou ao que me fez escrever ( e mais uma vez não quero ser mal interpretada ) já não é o 1º post que vejo em que a cara de amiguinhos da Maria aparecem , não seria melhor proteger a identidade deles ? Falo isto porque eu como tia ( ainda não sou mãe) não gostaria de ver uma foto publica dos meus sobrinhos …acho as vezes todo o cuidado é pouco .

    • Responder Ana Rebelo Maio 5, 2016 em 22:54

      Olá Marta, Claro que não interpreto mal o seu comentário. Sim a Maria aparece às vezes com os seus colegas e amigos – fotos que demonstram o seu dia-a-dia – objetivo primordial do Blogue a realidade da inclusão. 🙂 Obg. Beijinhos

  • Responder Maria José Mota Campos Setembro 1, 2016 em 21:29

    Eu gosto de ver a Maria com os seus colegas e amiguinhos e também concordo que isso é sem dúvida o objetivo primordial da realidade da inclusão. Eu gosto muito, acho lindo e livre de preconceito.
    ADORO A MARIA E TODOS OS COLEGAS E AMIGUINHOS DELA.

  • Deixar Comentário

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.