Esta ‘hora de Inverno’ é terrível. Há muito tempo que desconfiava e estudos recentes indicam que esta alteração é má para a saúde e para o ambiente.
São vários os países do mundo que marcam o início do tempo frio atrasando os relógios uma hora. Em Portugal todos os anos, no final de outubro tiram-nos uma hora de luz ao final da tarde, para ganharmos alguma luz pela manhã. Cá por casa ficamos mesmo desconsolados, até porque há razões de sobra para acabar com esta alteração.
Diz um estudo recente que a escuridão dos finais de tarde é muito mais prejudicial do que a da manhã. Por um lado porque é necessária mais energia para a iluminar (as contas de electricidade aumentam) e por outro, porque a ausência de luz natural coloca limites às actividades ao ar livre, empurrando as pessoas para casa mais cedo.
Não alterar a hora permitiria-nos beneficiar de mais luz natural e aumentaria os níveis de vitamina D, da qual quase metade da população mundial tem níveis baixos.
Da mesma forma, doenças como depressão, diabetes e obesidade sofreriam provavelmente um decréscimo, já que finais de tarde iluminados seriam mais aprazíveis à prática de exercício físico (avança a agência reuters).
Vá lá Senhores, deixem os relógios em paz! Vão ver que ficamos todos muito mais felizes, saudáveis e com mais uns trocos no bolso…
A mãe da Maria (Ana Rebelo)
1 Comentário
Estou totalmente de acordo pois sofro de depressão e sinto-me mais triste gosto de Sol Luz e soou obrigada “a estar mais horas dentro de casa por vezes sozinha na solidão “beijinhos