Conversar é diferente de falar

Novembro 25, 2017

Se prestarmos atenção, percebemos que o costume de aguardar a vez para falar está a desaparecer. Todo a gente quer falar, extravasar, opinar, mas poucos estão dispostos a ouvir o que o outro tem a dizer. Não importa o quanto precisamos de alguém que nos ouça, raramente encontramos quem consiga parar de pensar em si próprio, para nos dispensar um mínimo de atenção.

E este comportamento, infelizmente, acaba por atrapalhar até a leitura. Se o que importa é apenas a própria opinião, como conseguir ler um ponto de vista diferente e pensar sobre ele? Geralmente, as pessoas leem só o superficial, sem aprofundar o que está subentendido, porque querem estar certas, querem ser as donas da razão, portanto, nada do que as contradiz é levado em conta.

Em muitos momentos, precisamos de alguém que nos ouça, que preste atenção aos nossos sentimentos, que divida a dor olhando-nos os olhos. Às vezes nem é preciso dizer nada, apenas escutar, entender, abraçar e ficar perto. Alguém que não corte as nossas falas, que não diga que também sofre, que não abra concorrência com a nossa dor.

É como se quase ninguém já conseguisse conversar, trocar ideias, opiniões e pontos de vista de forma compartilhada. Muita gente só quer falar, impondo o que acha ser o certo e ponto final, tornando-se incapaz de se colocar no lugar do outro e de refletir sobre a própria vida.

Nada como valorizar as pessoas com quem conseguimos conversar, com quem trocamos ideias de forma saudável, que nos escutam e nos acolhem…

Fonte contioutra.com | Adaptação do texto “Raro é quem conversa…” 

 

Também Poderá Gostar

1 Comentário

  • Responder Conversar é diferente de falar - Baby Blogs Portugal Novembro 26, 2017 em 03:19

    […] E este comportamento, infelizmente, acaba por atrapalhar até a leitura. Se o que importa é apenas a própria opinião, como conseguir ler um ponto de vista diferente e pensar sobre ele? Geralmente, as pessoas leem só o superficial, … Ver artigo completo no Blog […]

  • Deixar Comentário

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.