Não há volta a dar, as tarefas cá em casa são para todos. Ninguém se escapa, nem mesmo a Maria. Aquela ideia de que só a mãe faz, por aqui é um cenário impossível. São tantas as “coisas” para fazer num dia, que se fosse só um a fazer, não aguentava.
Não sei, mas se calhar é mesmo por isso que tudo funciona. Temos a sorte de contar com o nosso anjo da guarda, a Eli, que diariamente corre pela nossa casa para conseguir (durante a manhã) deixar a casa arrumada e a roupa tratada.
Durante o fim de semana, somos nós! Assim cada um trata do que é seu. Se não o fizer, vai ter um problema, vai viver dois dias no meio da confusão. A Matilde e o Tomás já têm as suas rotinas. Uns dias corre pior, outros melhor, mas já fazem muita coisa.
O Tomás (quando quer) arruma o quarto na perfeição. Gosta de ajudar a estender a roupa e põem a mesa. A Matilde não gosta tanto de arrumações, mas tem uma enorme paixão pela cozinha. Apenas com onze anos, se a deixarmos, já faz o almoço e adora fazer bolos e sobremesas.
Já a Maria, adora desarrumar! Diverte-se “à séria” a tirar tudo do sitio. Consegue em segundos trocar as cadeiras da sala ou tirar a roupa toda de uma gaveta. Nos últimos tempos, sempre que desarruma, insistimos para que arrume. E não é que já começou a dar resultado?
Lá está cá em casa as tarefas são para todos sem exceções!
A Mãe da Maria (Ana Rebelo)
1 Comentário
Ah ,pois! Quem quer ver o arco-iris ,tem que aguentar a chuva !Tanto em casa ,como na escola ,quem quer um cão tem que limpar o canil (literalmente) !!!…….eu incluída ….