Rir de nós próprios é uma forma de ver a vida de maneira mais leve, e até de encontrar soluções para os problemas. As crianças podem começar a perceber isto desde cedo.
Se o seu filho virou o jarro de água na toalha, ou não quer tomar o remédio na hora certa, o melhor para quebrar a tensão é fazer com que ele veja humor na situação e a encare com um sorriso. Nem sempre é fácil, mas isto pode fazer com que ele se sinta melhor.
Um estudo da Universidade de Stanford e do Hospital pediátrico Lucile Packard (nos Estados Unidos), mostrou que a parte do cérebro infantil responsável pela sensação de recompensa é ativada quando as crianças passam por uma situação engraçada, mesmo que seja assistir a um filme ou a ver uma careta nossa.
Não precisamos de adicionar o “comediante profissional” a todos os papéis que representamos diariamente na nossa vida, mas podemos tentar encontrar momentos para dar umas risadas com os nossos filhos. Dividir piadas com eles, cria oportunidades para melhorar a conversa e reforçar a relação.
As famílias são mais fortes quando praticam o bom humor!
A mãe da Maria (Ana Rebelo)
Sem comentários