Não existem pessoas que sejam sempre calmas, alegres e serenas. Nem existem pessoas ansiosas, irritadas e incoerentes permanentemente. Ninguém é emocionalmente estático. Devemos reagir e comportar-nos segundo determinado padrão para não sermos instáveis, mas este padrão reflectirá sempre uma emoção flutuante.
A pessoa mais tranquila perderá a paciência. A pessoa mais ansiosa terá momentos de calma. Somos tão complexos que a nossa disposição, humor e interesses mudam com frequência. Devemos estar preparados para enfrentar os problemas internos e externos. Devemos ter consciência de que os problemas nunca vão desaparecer nesta sinuosa e bela existência. Podemos evitar alguns, outros porém são imprevisíveis.
Mas os problemas existem para serem resolvidos e não para nos controlarem. A melhor maneira de ter dignidade diante das dificuldades e dos sofrimentos existenciais é aprender com as lições que eles nos dão. Caso contrário, o sofrimento é inútil. Ser feliz, não é ter uma vida perfeita, mas saber extrair sabedoria dos erros, alegria das dores, força das decepções, coragem dos fracassos. Ser feliz é um requisito básico para a saúde física e intelectual.
Augusto Cury, in ‘Nunca Desista dos Seus Sonhos’
1 Comentário
[…] A pessoa mais tranquila perderá a paciência. A pessoa mais ansiosa terá momentos de calma. Somos tão complexos que a nossa disposição, humor e interesses mudam com frequência. Devemos estar preparados para enfrentar os problemas internos e externos. Devemos ter consciência de que os problemas nunca vão desaparecer nesta sinuosa e bela existência. Podemos evitar alguns, outros porém são … Ver artigo completo no Blog […]