Alegria alheia

Maio 14, 2018
IMG_5289

Quase todos sabemos que a competição, a injustiça e a desigualdade, frutos do sistema económico em que estamos inseridos, contribuem muito para a inveja . Mas pergunto-me até onde podemos culpar a sociedade por todos os nossos pecados capitais?

Cada vez mais assistimos a pessoas tristes com a alegria do outro. A alegria alheia não os contagia. Há os que não suportam o progresso do outro. Existem também aqueles que temem deixar explícito as qualidades dos seus, pois acreditam que podem causar inveja e mal estar nos outros. Psicanaliticamente falando, estamos a ficar loucos!

Podemo-nos alegrar simplesmente porque sim e isso é um grande passo para a maturidade. É claro que temos mais facilidade em ficar alegres com as conquistas e progressos de quem nos está mais próximo, mas e porque não das pessoas que não estão tão próximas? Do padeiro, do porteiro do seu prédio, da vizinha, do empresário?

Acredito que quem sente menos inveja, mais valor acha dentro de si mesmo e na sua vida. Se não começarmos a refletir e lutar contra isto, que destrói por dentro (e por fora), chegará um dia em que será cada um por si.

Fonte © obvious: http://obviousmag.org/denis_athanazio/2018/alegria-alheia.html#ixzz5FVtg3SsU

Também Poderá Gostar

Sem comentários

Deixar Comentário