A questão da superação

Janeiro 26, 2016

A questão da superação tem muito que se lhe diga. Está tão presente na minha vida, que dou por mim a pensar neste tema muitas vezes. Penso na capacidade de superação da Maria e tento sempre analisar, o que estaremos a fazer bem e mal, para tentar melhorar.

A Maria precisa de cuidados especiais. Mas não nos podemos esquecer que tem as mesmas necessidades de todas as outras crianças. Tal como todos nós precisa de ser amada, valorizada e sentir-se parte da família e da sociedade. Precisa de conhecer as regras de convivência social, respeitar limites e aprender a lidar com sucessos e fracassos. Resumindo precisa de estar verdadeiramente incluída.

Para ela se superar é fundamental que, nós pais, nos concentremos nas potencialidades e não fiquemos paralisados nas limitações. No caso da Maria as limitações são óbvias e precisam de ser superadas ou adaptadas, mas o nosso foco (família e amigos) tem estado sempre nas possibilidades de desenvolvimento.

É natural que por vezes, os que estão perto, pensem que (pela deficiência) a Maria não precise ou não tenha condições de encarar mais nenhum problema na vida. Que deve ser poupada a sofrimentos e frustrações. Mas se sabemos de antemão que isso é impossível, e se as limitações estão lá não podem ser negadas. Se o forem, um dia a frustração chegará!

O nosso compromisso é nunca julgar ou olhar para as limitações como obstáculo para o seu desenvolvimento. Sabemos que a Maria precisará de se esforçar, mais que os irmãos, na maioria das situações e durante toda a sua vida. Mas em compensação a alegria a cada conquista, a cada dificuldade superada é inigualável!

A Mãe da Maria (Ana Rebelo)

 

Também Poderá Gostar

1 Comentário

  • Responder Maria Honoria Matos Novembro 15, 2019 em 12:53

    Ana fala de diversos temas ,eu não tenho filhos , mas muitas vezes sinto essas dificuldades , a Maria é uma lição para todos nós
    Muito obrigada pela sua (vossa) partilha

  • Deixar Comentário

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.