A falta de aceitação dos pais atrasa o desenvolvimento de filhos deficientes

Julho 30, 2016

Em pleno século XXI, muita gente ainda se preocupa mais em como vai ser a aceitação da sociedade com o filho deficiente, do que propriamente como será a vida do seu filho. Se os próprios pais não estiverem preparados para aceitar a deficiência e continuar, o que irá acontecer?

Acredito que a aceitação não aconteça de um dia para o outro. A primeira reação é normalmente de muito medo (de tudo e de todos), mas as famílias precisam de se reorganizar para avançar com os olhos postos na criança. A procura de ajuda profissional é fundamental, para reorganizar a vida da família e ajudar a criança a desenvolver-se.

Assumir que um filho precisa de ajuda, é mais que responsabilidade dos pais e acima de tudo é um ato de amor. Uma atitude, que, pode fazer toda a diferença no futuro desenvolvimento do filho. A partir do momento em que uma família realmente aceita o filho, todo o trabalho que é desenvolvido com ele é mais eficaz e os resultados muito mais positivos.

Diferente, e então?

A mãe da Maria (Ana Rebelo)

 

Também Poderá Gostar

3 Comentários

  • Responder Helena Lagartinho Julho 30, 2016 em 09:26

    Este é o principal passo para o desenvolvimento e sucesso n

  • Responder Helena Lagartinho Julho 30, 2016 em 09:26

    Este é o principal passo para o desenvolvimento e sucesso

  • Responder crisante alves Julho 30, 2016 em 20:27

    Aceitar um filho com qualquer tipo e grau de deficiência (sempre com deficiência e não Deficiente, sempre!) é um processo longo com avanços e recuos e está sempre condicionado por questões de ordem social, ou seja o meio social em que a família está inserida. Depende também, para além de outros factores, da própria Personalidade dos Pais, nomeadamente a Mãe Pai, que podem não ter a mesma perspectiva de envolvimento e dádiva com aquele SER que geraram e lançaram nesta sociedade cada vez mais cruel, apesar de tantos desenvolvimentos. É fundamental, nunca culpar os pais, ou muito particularmente a Mãe de um criança ou adolescente ou Adulto com Deficiência(s), por uma série de circunstâncias!!! Todas estas Crianças, Jovens e Adultos são uns SERES Maravilhosos, que tanto nos ensinam e Tanto Afecto nos concedem!

  • Deixar Comentário

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.